Buscar
  • FRANCISCO ROJAS

[DICAS E SACADAS] A fotografia e o “Aqui e Agora”

Hoje eu estava pensando em como a prática fotográfica funciona como uma meditação ativa para mim. Explico:

Eu aprendi que a vida acontece no aqui e agora. Isso mesmo, a vida acontece neste exato presente!

Todos os pensamentos que minha mente produz relembrando o passado ou ansiando pelo futuro não é a vida. É uma ilusão produzida pela minha mente. A vida flui no aqui e no agora. A cada respiração e a cada pulsar do coração.

Então, como lidar com este fluxo de pensamentos compulsivos que a todo instante está me trazendo definições, conceitos, julgamentos, crenças, ansiedades, medos ao ponto de me gerar tanto sofrimento?

Uma das técnicas milenares ensinadas pela yoga, budismo, e mais recentemente pelo mindfulness, para diminuir este fluxo incessante e insano de pensamento, é trazer esta mente compulsiva por pensar no aqui e agora.

Respira, relaxa, observa seus pensamentos. Concentra a mente no instante presente e tenha totalidade da sua ação. Você verá que logo esta mente compulsiva se acalma e percebe que no aqui e agora não existe sofrimento nenhum.

E o que tem a fotografia haver com toda esta explicação “zen”? Simples, ao praticar sua fotografia totalmente presente no aqui e ago ra tendo totalidade na sua ação, utilizando as técnicas, como composição, fotometria, interpretação de luz e foco, você sentirá uma onda de presença, ou seja, de vida.

Sua mente não vai ter espaço para ficar lamentando o passado te deixando depressivo, ou imaginando o futuro te tornando ansioso. Na prática fotográfica, feita com totalidade na ação, presença e foco ,você estará experimentando uma meditação ativa.

Você está ativo, mas com foco no momento presente . Com o foco no aqui e agora, e portanto, vivendo sua vida. Seus pensamentos não estarão lamentando o passado, te causando depressão, ou projetando resultados futuros, te trazendo ansiedade. Você está total na sua ação presente de fotografar e criar imagens belas deste mundo, desta realidade que nos cerca.

Então, na sua próxima saíd a fotográfica, experimente ficar em silêncio alguns instantes antes de começar a clicar, e esteja presente e total na sua ação. Você experimentará, além de um prazer enorme, uma tranquilidade de saber que está fazendo a coisa certa.

Esta prática poderosa pode te trazer resultados maravilhosos, além de ser uma ferramenta de expansão da sua consciência. Afinal, o estágio zero para você expandir sua consciência e sua percepção é estar no aqui e agora no momento presente com total foco na sua ação: que neste caso é a fotografia.

Quer aprender a fotografar ou você já tem uma câmera de entrada mas não consegue bons resultados? Eu posso te ajudar.........

Entre em contato:

contato@rojasfotografia.com



7 visualizações

© 2020 por Rojas Fotografia   contato@rojasfotografia.com   11 976420711