Buscar
  • FRANCISCO ROJAS

Networking e marketing de conteúdo: o caminho das pedras para o meu negócio.




Olá amigos , tudo bem?



Eu sou fotógrafo e tenho um estúdio que atua na área corporativa, portanto, para eu conquistar meus clientes e consequentemente meus objetivos eu dependo de uma estratégia de marketing bem definida e não somente do domínio técnico da fotografia.

Parece óbvio isso que acabei de dizer , mas para um profissional altamente técnico como eu, chegar a essa mentalidade foi um caminho que tive que percorrer.

O trabalho de fotografia não é fácil como as pessoas costumam imaginar que é apenas apertar um botão. Ele requer muito estudo da linguagem fotográfica, comunicação, das técnicas, da tecnologia, dos equipamentos, das novidades, enfim, de tudo que é necessário para se produzir e entregar um trabalho de qualidade profissional.

Mas, no entanto, dominar as técnicas não é o suficiente para conquistar o mercado de trabalho. É preciso saber construir uma reputação, uma marca pessoal, autoridade no que faz e reconhecimento.

E como conquistar isso? Foi através desta pergunta que iniciei um trajeto para encontrar caminhos ou respostas a essa questão. Pensei em fazer panfletos, cartões de visita, anúncios em revistas especializadas, Facebook Ads, Google Ads, Instagram e etc.

Gastei tempo e dinheiro estudando estas ferramentas e colocando em prática e mesmo assim eu não conquistava os meus objetivos e só aumentava minha frustração e ansiedade.

E foi através da identificação destes sentimentos negativos que percebi que meu caminho não estava correto. Todos meus esforços não trazia os resultados, e pelo contrário, produzia ansiedade e frustração e todos os desdobramentos que isso gera: raiva, irritação, estresse, etc.....

Então resolvi tirar o pé do acelerador e pensar qual seria o melhor caminho para o meu negócio. Foi neste momento de reflexão que descobri a ferramenta chamada networking.

Eu já praticava networking , mas de forma errada. Eu achava que esta ferramenta era apenas para eu vender meus serviços e depois fui perceber que seu poder está na construção de relacionamentos.

Com isso virei a chave mental e percebi que o meu caminho era construir relacionamentos que pudessem me levar aos resultados que tanto desejava. E percebi também que para o meu negócio o marketing digital é muito importante, mas como um suporte para os meus relacionamentos criados através do networking.

A ansiedade que me assombrava foi embora e comecei a construir meus relacionamentos em eventos, reuniões , palestras, rodadas de negócios e cheguei aqui no linkedin, que também foi uma surpresa para mim.

Eu já tinha uma conta desde 2010, mas foi este ano de 2019 que vi o potencial para gerar negócios nesta rede. Principalmente porque uns dos meus principais serviços é o retrato de perfil profissional.

O linkedin se apresentou para mim como uma rede de construção de relacionamento profissional onde eu poderia gerar negócios e não apenas recolocação profissional.

Mas como gerar negócio em uma rede com pessoas tão qualificadas profissionalmente?
Então descobri outra ferramenta poderosa para o meu negócio: o marketing de conteúdo.

Para construir relacionamentos nesta rede eu aprendi que o melhor caminho, além de ter um perfil campeão , com foto profissional, a produção de conteúdo é muito importante e faz toda a diferença.

Então resgatei minha formação de jornalista e comecei a escrever textos como este para tentar gerar engajamento e consequentemente negócios. Negócios esses gerados através do marketing de conteúdo e networking.

Eu sei que estas duas ferramentas não produzem resultado de uma hora para outra e que a fase de plantio é muito importante. E respeitar o processo de plantio antes de querer colher é fundamental.


Com essa mudança de mentalidade e de expectativa toda minha ansiedade e frustração foi embora e o que surgiu foi muita temperança e serenidade de que mesmo os resultados não sendo imediatos o que estou construindo hoje através de networking e marketing de conteúdo tem um propósito e só assim tenho a certeza que os resultados almejados virão com certeza.


Sou Francisco Rojas, fotógrafo corporativo e jornalista.


Portfólio : www.rojasfotografia.com.br


Meu estúdio tem duas especialidades:


RETRATO DE PERFIL PROFISSIONAL

Leia meu novo artigo sobre o assunto no Linkedin: https://lnkd.in/dtN2fn9


COBERTURA FOTOGRÁFICA DE EVENTOS CORPORATIVO

Leia meu novo artigo sobre o assunto no Linkedin: https://lnkd.in/dnb3sJy



#networking #marketingdeconteúdo #marketingdigital #retratocorporativo #retartolinkedin #linkedin #fotografiacorporativa #ansiedade #serenidade

2 visualizações

© 2020 por Rojas Fotografia   contato@rojasfotografia.com   11 976420711